Criando seu primeiro servidor de Mu Online
Dentre os vários tutoriais que encontrei, acabei optando dessa vez por algo mais simples, pois é o que diversos jogadores que decidem montar seus próprios servidores, acabam optando. Logicamente, existem formas bem mais complexas de se preparar o servidor, com diversos detalhes, mas tentarei simplificar ao máximo. A montagem abaixo se aplica a um servidor simples, sem roteador [o que necessitária de liberação de portas, e loopback]. Vamos lá:
Requerimentos Básicos:
- Pentium 4 2.4Ghz ou equivalente
- 512 MB RAM
- Windows baseado no sistema NT (Windows 2000 Pro, XP Pro ou Server)
- MS SQL Server 2000
- HD particionado ou 2 HDs [ Muitos servidores já vem pré-configurados para rodar em d:]
Instalando os arquivos de Servidor:
- Baixe nosso servidor na seção Downloads;
- Descompacte o conteúdo do arquivo em seu HD adicional [D:\Muserver\].
Criando novos bancos de dados:
- Abra seu Enterprise Manager [Sql] e siga até a guia Databases;
- Clique com o botão direito do mouse em Databases, e selecione "New Database";
- Nosso objetivo aqui é criar 2 novas databases chamadas "MuOnline" e "Ranking";
Restaurando os dados de backup:
- Ainda no Enterprise, clique com o botão direito sobre o banco de dados "MuOnline" recem-criado, e selecione "Todas as tarefas" e "Restore Database";
- Na janela que se abriu, selecione "From Device" e "Select Device";
- Clique em "Add", e em seguida no botão "...";
- Ok, vamos recuperar o backup anterior, selecione "MuOnline.bak" que se encontra dentro da pasta "D:\Muserver\DB_ODBC", e depois basta confirmar esta janela com "Ok";
- Na janela anterior, clique em "Options" e "Force restore over existing files", certifique-se de que, como na foto, tanto o banco de dados quanto seu log estão sendo recuperados para uma pasta "D:\muserver\db" ou para alguma outra existente;
- Pronto, repita os mesmo passos para restaurar seu banco de dados "Ranking".
Criando as ligações ODBCs entre banco de dados e programa:
- Abra a pasta "D:\muserver\DB_ODBC;
- Execute o arquivo ODBC.reg para instalar automaticamente todas as conexões ODBC necessárias para que o jogo possa se comunicar com seus bancos de dados.
Configurando os IPs de seu servidor [arquivos]:
- Talvez a tarefa mais simples, porem com maior tendencia de erros... muitas pessoas esbarram nessa parte por estarem utilizando ips inválidos, ips errados, ou até mesmo esquecerem de algum. O problema só irá surgir na hora de ligarmos o servidor, por isso toda atenção é necessária por aqui. Verifique primeiramente qual o IP global* de seu PC, acessando http://www.whatismyip.com/;
* Caso você possua um IP dinâmico [que muda a cada conexão], voce deverá alterar os ips conforme explicado neste tutorial a cada conexão. Breve postarei um guia de IP fixo, para que não seja necessário sua alteração a momento.
- Caso não esteja utilizando nenhum recurso de IP fixo [No-Ip], e com este ip que você irá trabalhar. Abra todos os arquivos abaixo com o bloco de notas, e altere o "mubf.hopto.org" [meu ip global] para o seu número de IP:
D:\MUSERVER\CS\Connectserverlist.dat
D:\MUSERVER\CS\data\ServerList.dat
D:\MUSERVER\CS\data\Connectserverlist.dat
D:\MUSERVER\DATA\lang\kor\commonloc.cfg
D:\MUSERVER\DATA\IpList.dat
Os demais arquivos já estão pré-configurados com um ip local padrão [127.0.0.1], caso haja necessidade de trocá-los também, aqui estão:
D:\MUSERVER\CS\data\ServerInfo.dat
D:\MUSERVER\DATA\commonserver.cfg
Configurando os IPs de seu servidor [links]:
- Abra a pasta "D:\muserver\links" e selecione os links 4 e 8 com o botão direito do mouse, para alterar suas informações com seu IP global:
Link 4 - Altere com as informações de seu ip global* no local destacado;
D:\MUSERVER\JOINSERVER\JoinServer.exe /p55970 /camubf.hopto.org /cp55557
Link 8 - Altere somente se estiver utilizando outro ip local, caso contrário deixe da forma que está;
D:\MUSERVER\GAMESERVER\GameServer.exe 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55960 55901
Iniciando seu servidor:
- Acesse a pasta "D:\muserver\links" e rode todos os 8 links, um a um, para que seu servidor esteja pronto para ser conectado pelo cliente de jogo.
Creditos: Brav[O]X
Cyber FoX Sem Inovando sua Idéias
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Tutoriais - Como Criar um Server de Mu Online
Postado por Eliwelton Machado Silva
Marcadores: Tutoriais
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